top of page

DÚVIDAS FREQUENTES

NUNCA MEXI COM ARGILA, POSSO FAZER AULA?

Sim! Se você nunca mexeu com argila, pode começar pelos cursos Introdução à Cerâmica, Torno para Iniciantes ou Workshops de Cerâmica, todos eles foram desenhados justamente para pessoas que não tem experiência com cerâmica. Aqui você vai aprender tudo do zero, eles são ótimos para um primeiro contato, abaixo você confere as principais diferenças entre cada um.

QUAL MELHOR CURSO DE CERÂMICA PARA MIM?

Se você nunca mexeu com cerâmica, existem 3 cursos possíveis na Escola Olive:
1. Workshops de Cerâmica: uma experiência pontual de 3 horas onde você vai ter uma visão bem geral da cerâmica, irá conhecer as principais técnicas de modelagem manual e fazer suas primeiras peças;

2. Curso de Introdução à Cerâmica: aqui você irá aprender e se aprofundar nas 3 principais técnicas de modelagem manual (acordelado, belisque e placa) vistas brevemente no workshop, e terá mais tempo para trabalhar nas suas peças, sendo uma experiência mais imersiva. Além disso, aprenderá, também, sobre esmaltação e rotina de um ateliê de cerâmica;

3. Curso de Torno para Iniciantes: o torno elétrico é uma abordagem diferente da modelagem manual, por isso não exige conhecimento prévio e pode ser a sua porta de entrada. O aprendizado do torno é mais metódico, focado na prática e na repetição – ele é mais indicado para quem deseja produzir peças simétricas, uniformes e em maior quantidade.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MODELAGEM MANUAL E TORNO ELÉTRICO?

A modelagem manual é uma metologia mais livre e orgânica, por meio de técnicas clássicas (acordelado, placa e beliscão), você pode criar diferentes objetos e explorar diversos formatos.
Já o torno é uma abordagem mais metódica, nele você produz peças simétricas, uniforme e, a longo prazo, o foco é na velocidade e quantidade de produção. A aprendizagem é mais pautada na disciplina e na prática.
No curso de modelagem manual você é livre para criar as peças e abusar da sua criatividade, já no torno você aprende a subir as peças e começar a construir formas, produzindo formatos específicos. Você pode começar na cerâmica pelas duas técnicas - que normalmente são utilizadas de formas combinadas.

VOCÊS FAZEM WORKSHOP DE TORNO?

Não! Nós não temos workshop de torno elétrico, não acreditamos que essa é uma experiência que agregue. Aqui, nosso curso de torno para iniciantes tem 8 aulas de 3 horas, das quais 2 são dedicadas somente a centralização do barro. Assim, em um único encontro de 3 horas, não seria possível produzir nenhuma peça, apenas ter essa vivência, então achamos que não vale a pena.

POR QUE DEMORA PARA A MINHA PEÇA DE WORKSHOP FICAR PRONTA?

O prazo para as peças ficarem prontas é de 20 dias a partir da data do workshop. Isso porque, após a aula, nós deixamos a peça secando naturalmente até atingir o ponto de osso e queimarmos a primeira vez. No ponto de biscoito, nós esmaltamos conforme a cor que você selecionou e queimamos novamente, e, enfim, ela fica pronta. Cada etapa desse processo é um pouco longa, além de precisarmos esperar encher o forno de peças para realizar as queimas.

VOCÊS TRABALHAM COM SERVIÇO DE QUEIMA?

Não trabalhamos com queimas para fora, pois a produção do ateliê e da escola já demandam todo o espaço do nosso forno.

QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE PAGAMENTO?

É possível pagar os cursos e workshops com cartão de crédito, boleto ou pix. Os pagamentos no pix tem 5% de desconto (importante se atentar que o desconto é válido apenas pagando pela opção Pagamento Manual).

COMO FUNCIONAM OS REAGENDAMENTOS E CANCELAMENTOS?

Entendemos que imprevistos acontecem e, por isso, para cancelamentos de workshops informados em até 7 dias antes da data da aula, reembolsaremos 100% do valor pago.
Para cancelamentos em até 3 dias antes das aulas, reembolsaremos 50% do valor ou realizamos o reagendamento pela taxa de 100 reais.
Não haverá reembolso para avisos ou pedidos de cancelamento ou falta após esse período, apenas a cobrança da taxa de remarcação (R$100)

COMO FUNCIONA A REPOSIÇÃO DAS AULAS DOS CURSOS?

​A reposição só poderá ser agendada caso o aviso de falta seja feito no máximo 24 horas antes da aula - no caso das aulas de segunda, deve ser avisado até as 9h do mesmo dia. Caso contrário, não será possível fazer a reposição.

Se você agendou a reposição e não veio, perde direito a essa reposição. A regra das 24 horas vale, também, para esse caso.

A opção de realizar reposição com professor só acontece quando tem vaga disponível em outra turma de curso equivalente - caso não haja vaga, ela deve ser feita no período que as salas estão disponíveis (segunda à sexta das 10h30 às 19h). 

Perguntas frequentes: Perguntas frequentes
bottom of page